17 agosto 2012

CYCLING STUDY TOUR - Third Day

No terceiro dia, encontramos o grupo no centro de Assen e depois partimos para Groningen. 
31. Não há escolas secundárias entre Assen e Groningen, então as crianças às vezes utilizam o ônibus. Não existem "ônibus escolares" nos Países Baixos, exceto para crianças portadoras de deficiência.
32. Do centro de Assen pedalamos sentindo norte pela Brinkstraat/Nieuwehuizen e Groningerstraat. Estas eram as ruas mais movimentadas de veículos na cidade, que faz parte da principal rota Norte-Sul em Assen. Em Nieuwehuizen é a rua mais movimentada por bicicletas na cidade, com cerca de 9.000 por dia. 
Veja só: calçada, ciclovia, canteiro gramado com árvores e no centro a rua.
Dar carona na bicicleta é uma prática muito comum por aqui;
 Guarda-chuvas são bem utilizados com a bicicleta;
Crianças de todas as idades pedalam aqui com segurança.
A partir daqui, continuamos ao Norte para Groningen. É uma viagem de 30 km, e a maioria dos usuários são em sua totalidade adultos e também crianças em idade escolar.
33. Na rota, passamos por Haren outra pequena cidade a caminho de Groningen. E percebemos um grupo de estudantes participando de um projeto sobre espaço compartilhados. Os alunos estavam entrevistando sobre a segurança que a cidade possui em relação as pessoas, enquanto outros alunos anotavam quantos motoristas deram prioridade aos ciclistas e em que local os ciclistas tinham prioridade.
34. Saímos do centro através de um cruzamento "verde simultâneo" que permite que os ciclistas andem em todas as direções de uma só vez quando o semáforo estiver com o sinal verde. 
Em 2007, Groningerstraat foi transformado passando a usar o projeto atual, com um amplo caminho de ciclovias de ambos os lados da estrada, e caminho para pedestres separado. 
Observe acima, que há espaço reservado para os motoristas estacionarem os carros, então o conflito com os motoristas assim foi evitado. 

Na foto abaixo, segue um exemplo de um novo modo de construir calçadas, os projetos são sempre com prioridades nos ciclistas e pedestres. Mas este é um tipo de inovação já utilizado em quase todos os lugares, podendo facilmente subir ou descer da calçada sem perder o controle e evitar lesões.
35. Cruzamento "verde simultâneo". Na foto abaixo, paramos neste cruzamento, porque neste existe uma área conveniente para ver como funciona este cruzamento. Este é um cruzamento de luzes em uma área de tráfego intenso usado por muitos ciclistas e motoristas e não há conflitos entre diferentes meios de transportes. 
Quando há uma luz verde é sinal que podem atravessar por todas as direções, inclusive na diagonal. Muitos cruzamentos com este tipo de semáforo ao norte dos Países Baixos usam esta técnica.
Observamos que Assen existem este dois exemplos de projetos muito distintos. O lado oeste do cruzamento usa o espaço limitado, enquanto o lado leste usa um espaço maior. Ambos funcionam muito bem. Ciclistas nunca esperam mais de 8 segundos pelo sinal verde.
Bicicletas que são estacionadas em locais proibidos, são removidas.

Groningen conseguiu a posição de líder mundial no ciclismo através de políticas consistentes facilitando a vida do ciclista. Groningen, tem a maior taxa de ciclismo do mundo. 
CIDADE
% USO CICLOVIAS
Groningen, Holanda
50%
Beijing, China
48%
Tóquio, Japão
25%
Moscou, Rússia
24%
Nova Deli, Índia
22%
Manhattan, NY, EUA
8%
Toronto, Canadá
3%
Londres, Inglaterra
3%

36. Alunos do ensino secundário que moram em vilas fora da cidade pedalam cerca de 20 km  para chegarem à escola. As ciclovias foras das vilas são fundamentais.  Para permitir que isso aconteça, deve haver um grau suficiente de segurança tanto para os alunos quanto aos pais, podendo se sentir seguros.
Redutores de velocidade próximo da escola.
Continuando ao longo Groningerstraat, notamos que as estradas laterais e entradas para todos os comércios dão lugar a ciclovia. Uma ciclovia mede 2,5 m de largura, quando é unidireccional e 4 m de largura, quando é bidirecional.
37. A ciclovia é 4m de largura e separado da estrada que permite a velocidade de 50 km/h.
Há cruzamentos com outras ciclovias que levam à áreas periféricas e áreas de negócio. Os únicos sinais de trânsito que encontramos por aqui é o verde para as bicicletas. Aos motoristas possuem vários outros conjuntos de semáforos, mas eles não se aplicam as ciclovias. Três semáforos em uma linha, mas apenas um se aplica as bicicletas.

38. Essas são algumas das pontes que visitamos, todas elas abrem para as embarcações passarem, enquanto isso, motoristas, ciclistas e pedestres aguardam a ponte baixar para poderem passar.
1ª. ponte 
2ª. ponte.
 Esta é a ponte Berlage, Groningen.

3ª. Ponte
Esta é a 4ª ponte chamada Gerrit Krol. Aqui duas pontes adicionais foram construídas em ambos os lados da abertura da ponte, porque 14.000 ciclistas por dia, passam por aqui.
Enquanto a ponte está aberta, os ciclistas podem atravessar tranquilamente de um lado para o outro. Há duas escolhas aqui: 
1. quando a ponte está fechada você pode atravessar por cima pela ponte adicional lateral, ou:
2. se você não estiver com pressa ou estiver transportando algo muito pesado na sua bicicleta, pode esperar em baixo até a ponte principal abrir a passagem para o ciclista. 
A ponte principal é compartilhada entre motoristas e ciclistas. No entanto, os carros são em números menores.

39. Lição de ciclismo, Groningen.
Fietsles (1971) 
40. Este é um cruzamento considerado mais perigoso, onde requer mais cuidado para atravessar. Responsável por 14 lesões (todos os modos, não só ciclistas) em três anos. Mais de 14.000 mil ciclistas passam por aqui todos os dias.
41. Ciclovia tem prioridade sobre a estrada no cruzamento na área residencial.
42. Revestimento vermelho próximo a área escolar, são colocados para que os motoristas tomem cuidado nesta área.
43. Groningen University. 40.000 alunos em Groningen utilizam a bicicleta como meio de transporte.
44. Bakfietsen Groningen. Estes pertencem a oficina da comunidade. 
Utilizados pelos alunos para se deslocar entre apartamentos.
45. Na foto abaixo, este é o estacionamento de bicicletas da estação ferroviária (atualmente 10.000 espaços, e crescendo a uma taxa de 500 espaços por ano).
Groningen possui três estações ferroviárias, todos com muitas vagas para estacionar as bicicletas. 
(Photo by: David Hembrow)

CYCLING STUDY TOUR - Second Day

Segundo Dia
20. Pedalamos uma parte desta ciclovia ao longo do canal para ver o que se pode conseguir em uma semana.

21. Este é um conjunto habitacional chamado "Peelo", foi construído em meados dos anos de 1970 até meados dos anos 1980. Este é um dos exemplos mais corretos construído com fins específicos em áreas residenciais em Assen.
As ruas deste conjunto habitacional não foram construídas apenas para passar e estacionar carros, mas também para jogar amarelinha, ciclistas e pedestres são sempre prioridades.
22.  Passamos por rotas diretas através do conjunto habitacional Peelo. Além do caminho ao longo do canal pela borda ao Norte, há também uma via direta através do centro da propriedade. Essa conexão são comodidades essenciais facilitando lojas, escolas, farmácias, médicos e clubes desportivos. Acomodação para pessoas de idade também são concentradas em rotas de ciclismo perto das lojas e escolas. Paramos por aqui para tomar um café.
De Peelo, pedalamos até Marsdijk. Uma área de habitação um pouco mais nova, construído entre meados dos anos 1980 e 1990. Algumas características do projeto antigo permanecem, e este ainda continua em desenvolvimento.

23. Nossa primeira parada em Marsdijk foi no principal ponto de ônibus ao norte da cidade. Aqui, muitas bicicletas são estacionadas por pessoas que usam o ônibus para ir a Groningen ou para outros lugares mais distantes, 40% dos passageiros de trem chegam à estação de bicicleta, sendo similar aos passageiros de ônibus.
24. Este local ao norte de Assen está parcialmente preenchido. No entanto, infraestrutura de ciclismo já está em vigor. Isto é para o benefício dos adultos que passam por aqui, não para as crianças irem à escola.
25. De Marsdijk, pedalamos pelo parque de Anne Frank, que é o maior espaço verde nesta área. Ciclovias de acesso é fácil através Marsdijk, já que é através de outros conjuntos habitacionais na Holanda, independentemente da idade. Logo chegamos a ciclovia de lazer ao longo do canal do lado oriental da cidade. 
26. Pedalamos em Loon, uma pequena vila fora Assen.
27. Rotas de lazer também são importantes, visitamos Hunebedden, sepulturas antigas feitas de pedra há 5000 anos.  Como, quem e porquê foram colocadas aqui?
28. Uma antiga área residencial, construída principalmente na década de 1950 quando a Holanda ainda não planejava projetos para bicicletas. Este local é semelhante a outros bairros construídos em outras cidades neste período. No entanto, o uso desta rua foi transformada após a abertura de novas estradas, sendo assim, a maioria dos carros passam por outras rotas, e aqui os veículos circulam com baixa velocidade. 

29. Estação ferroviária de Assen tem estacionamento para mais de 2.500 bicicletas, divididos entre o estacionamento ao ar livre em ambos os lados das pistas e estacionamento vigiado e coberto ao lado da loja de bicicletas. A área da estação ferroviária também oferece uma passagem subterrânea que dá acesso aos ciclistas vindos de bairros distantes para o centro da cidade.