31 março 2013

Feliz Páscoa ♥


(by Jane Grant Tentas)
Símbolos da Páscoa

O ovo simboliza o nascimento, a ressurreição de Cristo, renovar e fortalecer a fé. De todos os símbolos os ovos são os mais esperados pelas crianças. Antigas tradições como no século XVIII e até hoje costumam pintar os ovos cozidos com cores da primavera e presentear os amigos e familiares. Depois, foram substituídos por ovos de chocolate, podendo ser justificada pela proibição do consumo da carne animal, por alguns cristãos no período da quaresma, 40 dias de jejum e abstinência. Assim, surgiu a indústria dos ovos de chocolate na Inglaterra em 1830, aumentando o consumo de ovos de chocolate.

O coelho mamífero e roedor, são fofinhos, branquinhos, que se alimentam de cenoura e outros vegetais eles representam a fecundidade e a reprodução da vida, e virou um símbolo popular e diante da Igreja, representa em propagar a palavra de Deus a todos os povos.

Além de outros símbolos importantes na Semana Santa: o Cordeiro, o Círio Pascal (uma grande vela que acende na Igreja no sábado de aleluia que significa: "Cristo é a luz dos povos"), o Girassol, o Pão e o Vinho, Colomba Pascal, o Sino, a Quaresma e o Óleo Santo.

Já a bicicleta não faz parte dos símbolos cristãos, apenas foi ilustrado de uma forma divertida e além de nunca sair da moda, a bicicleta  como meio de transporte tão antigo está de fato em alta pelo mundo afora. Ilustrado pela professora fantástica de desenho que você pode acompanhar outras ilustrações dela em Just pencil on paper

Feliz Páscoa e boa pedaladas!!
Sejam felizes!
Beijokas!

30 março 2013

Pedaling Revolution by Jeff Mapes

Pedalando na Revolução 

Como os ciclistas estão mudando as cidades americanas. 



O autor Jeff Mapes jornalista político explora a crescente cultura da bicicleta urbana que está mudando a aparência das cidades nos EUA, ele pedalou pelas ruas de Nova York, participou da Massa Crítica de São Francisco e fala como devemos aprender sobre infraestrutura e planejamento urbano com os Holandeses. Abrange também sobre questões de segurança, meio ambiente, saúde na vida das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Mostra que andar de bicicleta nas cidades de Chicago e Portland tornou-se um ato político e incentivado pelas autoridades locais. Leitura essencial para milhões de pessoas que diariamente utilizam a bicicleta para ir ao trabalho, escola entre outros deslocamentos e para qualquer pessoa interessado em saber como os ativistas de bicicletas estão criando o futuro de como pedalar e viver no século XXI. 

Embora esteja na versão em inglês, recomendo o livro. Você pode encontrar no Amazon.com

O Menino Maluquinho


O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista mneiro de Caratinga conhecido por Ziraldo Alves Pinto.

Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.

O livro se tornou um sucesso, tendo vendido até dezembro de 2005 mais de dois milhões e meio de exemplares, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes, histórias em quadrinhos e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.

No dia 24 de outubro de 2010, o personagem completou 30 anos, no mesmo dia do aniversário de seu criador, Ziraldo.
Fonte: Wikipedia.

26 março 2013

Bicicletada de Março


Excepcionalmente neste mês a Bicicletada Cuiabá será realizada na última quinta-feira à noite, já que sexta-feira é Santa (sexta-feira da Paixão).

Outra mudança (esta em caráter definitivo) em relação às Bicicletadas anteriores é o local de concentração e saída da Bicicletada, que passará a ser a Praça Santos Dumont (Av. Getúlio Vargas, em frente ao Getúlio Grill). Entendemos que este local é de mais fácil acesso aos ciclistas e também dá maior visibilidade às Bicicletadas.

LOCAL: PRAÇA SANTOS DUMONT
CONCENTRAÇÃO: 20 horas
SAÍDA: 20h30min

Acorda Cuiabá! Ciclovia Já!
www.fb.com/groups/cicloviaja

Marilyn Monroe (1926-1962)

Marilyn Monroe and Arthur Miller 

18 março 2013

Não Reclame Do Calor Plante Uma Flor/ Quem planta árvore colhe sombra.

Os cuidadores do Parque Massairo Okamura em Cuiabá vão ao trabalho com um meio de transporte que não emite gases de efeito estufa - nossa velha amiga BICICLETA.
Oi pessoal,


No dia 10 de março participei da reunião do coletivo - grupo ativista, apolítico, sem fins lucrativos, de colaboração urbana para rearborização das nossas ruas em Cuiabá. Assim como o nosso grupo Ciclovia Já. Recebi o convite via facebook e lá fui participar e somar ideias. Agora estou convidando todos vocês a participarem e começarmos a nos envolver mais com a nossa cidade e não apenas só ficar reclamando temos que tomar atitude. Vamos juntos contribuir com nossos esforços e proteger as antigas e poucas árvores que ainda estão sobrevivendo em Cuiabá. Precisamos de uma cidade mais arborizada, mais cuidada e com menos calor!!!

Entre aqui no Facebook na página: Não Reclame Do Calor Plante Uma Flor/ Quem planta árvore colhe sombra. e participe. Se você ainda não plantou alguma árvore em frente a sua casa e não sabe como, entre na comunidade  e saiba como fazer ou como você pode participar do coletivo. 

Participe também desta ação de CIDADANIA - Entre aqui na Campanha de Assinaturas - 200 mil árvores para Cuiabá - assine e ajude a divulgar repassando o link das assinaturas.

Nada melhor do que uma ciclovia arborizada, heim?
Um beijo e até mais!!
Malu.

12 março 2013

1ª Edição - Bicicletada das Mulheres, assim foi..

Frederico,  o mais novo integrante do grupo com um cotonete pra limpar os ouvidos dos políticos que não nos ouvem assim dizia ele hahaha. Isso aí Frederico!!!
Olá amigos do blog,

Quero agradecer a todas meninas e meninos que compareceram a 1ª Edição do Dia Internacional das Mulheres na Praça 8 de Abril às 19:30h em Cuiabá que acreditam e lutam por uma cidade melhor com mais ciclovias e infraestrutura voltada aos ciclistas e pedestres gerando qualidade de vida, uma cidade mais humana e muito mais. Precisamos urgente de uma CUIABÁ NOVA!! Foi um convite feito de última hora, no mais valeu muito a pena, pois faltavam poucos dias para nos organizar. Então, convidei a todos que estavam ao meu alcance e mesmo que fossemos poucos ciclistas iríamos pedalar e realizar nosso passeio cerca por volta dos 8 km na cidade, na noite de sexta-feira. E assim foi com muito sucesso e aplausos das pessoas que ali nos viram representando o movimento Grupo Ciclovia Já – Acorda Cuiabá, que luta por direitos e melhorias de uma cidade tão judiada e largada pelo poder público que deixa a população em total descaso. Foi muito bom contar com as pessoas que acreditam em mudanças, além disso fizemos novas amizades e temos mais colaboradores no Grupo Ciclovia Já – Acorda Cuiabá! E os meninos marcaram bem a presença. Obrigada meninos estão de parabéns também pela confiança e apoio. Deixamos nossos os recados e mensagens aos ciclistas e a população que nos prestigiou aplaudindo e concordando com o passeio-manifesto. Parabéns pessoal, o mais importante é que conseguimos atingir o objetivo celebrando a nossa noite pedalando charmosas e floridas com o meio de transporte mais saudável e sustentável :)

Agora só falta mesmo uma cidade que dá gosto de pedalar, com ciclovias como estas aqui na Holanda. (Versão rápida)!
   
Felicidades e até uma próxima!

Malu.

06 março 2013

Venha celebrar o Dia Internacional das Mulheres


Pedalada das Mulheres - Dia 8 de Março


Praça 8 de Abril - Cuiabá -MT
19:30 hs Concentração
20:00 hs Saída
Passeio leve - o trajeto como sempre, decidido na hora, mas sempre um trajeto que seja possível para toda massa. Tragam suas mensagens, flores ou enfeitem suas bikes!! :)


A razão do dia 8 de março

Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho como, redução na carga horária diária para 10 horas e não 16 horas como era praticado, equiparação de salários com os homens (elas recebiam até um terço do salário de um homem para executar as mesmas tarefas) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem a essas mulheres que morreram em 1857. Mas somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


O que se pretende com a celebração desse dia? Chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Um beijo e até lá!!
Malu.

04 março 2013

Acontece! 12º Café Científico de Brasília

12° café científico de Brasília: "Mobilidade urbana e inclusão social"

Um café científico de abertura do ciclo "Políticas públicas de transportes: abordagem comparada França-Brasil"


O café científico “Mobilidade urbana e inclusão social” abre um ciclo de eventos que a Embaixada da França no Brasil e seus parceiros organizam em 2013, sobre o tema “Políticas públicas de transportes: abordagem comparada França-Brasil”. Dois cafés científicos, duas difusões de documentários e uma participação francesa no 5° simpósio sobre os transportes do Programa de Pós Graduação em Transportes da Unb constituem assim o programa do ciclo.


Os palestrantes

Alexandre de Ávila Gomide
O Alexandre é doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Foi pesquisador visitante no departamento de Ciência Política da UC Berkeley. Atualmente, ele é diretor dos Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia no IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no qual trabalha desde 1997. Foi diretor de Regulação e Gestão do Ministério das Cidades (2004-2005) e diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Ipea (2006). No Executivo Federal, coordenou os trabalhos que resultaram na Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Ele falará sobre “Mobilidade urbana sustentável: o que isso significa?”.

Nicolas Bautes
O Nicolas é um geógrafo francês. A linha de pesquisa dele é, além de outras coisas, planejamento urbano e exclusão social. Possui doutorado em Dinâmicas comparadas Sociedades e Desenvolvimento na Universidade Denis Diderot Paris 7. Ele é professor no departamento de geografia da Universidade de Caen. Também possui pós-doutourado da UFRJ e do centro de ciências humanas em New Delhi. Hoje localizado no Rio de Janeiro, ele atua no Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais na PUC-Rio e no FACI - Núcleo de Pesquisa Favela e Cidadania na UFRJ.
Ele falará sobre “Mobilidades desfavoráveis logo afastamento forçado: olhares cruzados Rio de Janeiro-Mumbai”.

Paulo César Marques da Silva
O Paulo possui mestrado em Engenharia de Transportes pela UFRJ e doutorado em Transport Studies pela University of London. É professor adjunto da Universidade de Brasília, ex-diretor da Anpet (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes), membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e ex-conselheiro do Conselho das Cidades. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Tráfego. Também é integrante da ONG Rodas da Paz.
Ele falará sobre “A tarifa do transporte público como fator de exclusão social”.

O moderador será o Daniel Rittner do Valor Econômico.