28 setembro 2013

GUIA DO CICLISTA - TOUR DO RIO 2013


Tour do Rio, em parceria com os Amigos da Bike, desenvolveu uma cartilha com dicas de segurança para os ciclistas. A ideia do guia é unir aqueles que praticam esportes com a bike ou a utilizam como meio de transporte.
Somos ciclistas. Por esporte, mobilidade ou lazer contribuímos para um planeta mais limpo e uma sociedade mais saudável. Somos cada vez um número maior de ciclistas, porém para sermos respeitados e pedalarmos em segurança precisamos compartilhar essas ideias.
O Guia do Ciclista foi desenvolvido de acordo com a Lei 9.503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro.

24 setembro 2013

Não reclame do calor, plante uma árvore!

Ciclistas de Mountain Bike em Cuiabá plantaram uma árvore em Chapada dos Guimarães em nome do Grupo Ciclovia Já e o grupo coletivo Não Reclame do Calor Plante uma Flor, lindo gesto. Esse é um dos nossos sonhos - uma cidade ciclável e caminhos arborizados.   Bem Vinda, PRIMAVERA!!


23 setembro 2013

O 'Dia Sem Carro' em Cuiabá e as Bicis pela Vida!

Imagens do Dia Mundial Sem Carro com os amigos e muitos outros que fizeram desse dia uma festa bonita!
Foto: Eleonora Bello
Aqui você encontra o vídeo produzido pela imprensa G1 - Mato Grosso TVCA Notíciasparceira no mês de setembro de 2013 junto com a Rádio Centro América, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Secretaria de Turismo e ao 
1º Batalhão da Polícia Militar que nos apoiou essa grande ação social em prol do uso da bicicleta como transporte. 
(Praça do Ciclista) - Praça 8 de Abril, Cuiabá-MT
Av. Fernando Corrêa da Costa rumo à UFMT
Museu do Rio, Porto
Foto: Sales Cap
Fotos concedidas do 1º Batalhão da Polícia Militar de Cuiabá. Feliz demais de ver toda essa moçada reunida, e "Avante"!!

Beijos e até a próxima!!
Malu :)

Um presente pra cidade ♥ " Linhas da Vida" ♥

VÉSPERA DO DIA MUNDIAL SEM CARRO É ASSIM!!

Pintando as sinalizações horizontais nas Linhas da Vida 

 Presente pra cidade de Cuiabá! Ciclovia Já! 

Grupo Ciclovia Já no Museu do Rio, Porto - Cuiabá - MT
Para fazermos ciclovias e ciclofaixas não precisa de milhões e milhões, precisa-se de vontade, amigos e amor pela causa. A base da 'Faixa da Vida' no Porto está pronta, e 200 metros de ciclofaixa, custo apenas R$ 1.200,00 e mão de obra voluntária. (R$ 4,00/m²) CICLOVIA JÁ!

O Grupo Ciclovia Já, participou do Projeto 'Bicispelavida' da 2º Edição 2013, criado em Medellin na Colômbia onde recebeu o prêmio "Cycling Visionaries" durante o Velo City, principal Congresso de Ciclo mobilidade do mundo, realizado entre 11 a 14 de junho em Viena, Áustria. O Grupo se cadastrou no site e participou da Rodada Mundial no Dia Mundial Sem Carro, com a proposta de criar e pintar as Linhas da Vida ou Ciclofaixas cidadã, desenhando nas ruas da cidade, uma expressão artística num espaço público e presenteando a cidade como forma de promover a bicicleta como meio de transporte.



Mais de 300 cidades no mundo se cadastraram.

12 setembro 2013

Bicicletada - Dia Mundial Sem Carro (22/set)



ATENÇÃO!!!

Haverá dois pontos de saída!!

Local 1: Praça 8 de Abril (SAÍDA I) 
Horário (Saída I): Concentração 6h30 na Praça 8 de Abril e saída 7h00 em direção à UFMT.

Local 2: UFMT - Estacionamento da Piscina (SAÍDA II)
Horário (Saída II): Concentração 7h00 na UFMT, saída 8h00 rumo ao Museu do Rio (PORTO)

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, o Pedal Centro América e grupo 'Ciclovia Já' promoverão um grande passeio ciclístico pedindo ciclovias na capital e fomentando a utilização das bicicletas como meio de transporte. A concentração será às 7h na UFMT, com saída prevista para às 8h, em direção ao Museu do Rio, Porto.

Prepare sua bicicleta e participe com sua família e amigos.

O grupo CICLOVIA JÁ - ACORDA CUIABÁ, se juntou com as cidades no mundo para RODADA MUNDIAL - http://www.bicisporlavida.org/pt/cidades#!/catid=1

O que é o #BicisPelaVida?

Buscamos promover a bicicleta como meio de transporte válido em qualquer cidade.
Durante o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, os próprios cidadãos (em qualquer lugar do mundo) vão:

(1) Sair para pedalar em grupo, de forma respeitosa e organizada para pedir melhores condições aos ciclistas.

(2) Presentear suas cidades com “linhas da vida” para proteger os ciclistas; um presente criativo a nossa cidade, em favor do ciclismo urbano. 

O Grupo Ciclovia já vem com a iniciativa de divulgar, estimular e promover a bicicleta como meio de transporte. Valorizar a cultura da bicicleta, conscientizando os usuários de veículos motorizados da importância da bicicleta que merece o devido respeito.

A Bicicletada é um movimento no Brasil e em Portugal, inspirado na Massa Crítica de São Francisco desde 1992, onde os ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas.

Os membros que fazem parte deste grupo partilham entre si, interesses e ideias daqueles que acreditam numa sociedade verdadeira, respeitadora e igualitária.

Dia Mundial Sem Carro!! Cadastre sua cidade!

Cadastre sua cidade no site e participe!

Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro e o dia do Bicis Pela Vida. O evento, que acontece em cidades do mundo todo, busca promover a bicicleta como meio de transporte e o respeito aos ciclistas.

Neste ano, a rodada mundial acontece em cidades do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Holanda e Polônia. No dia 22, participantes de todas as cidades vão presenteá-las com “linhas da vida” para proteger os ciclistas e sair para pedalar em grupo, de forma respeitosa e organizada, para pedir melhores condições aos ciclistas urbanos.

As ações serão promovidas por grupos de voluntários de cada cidade. A ideia é incentivar a realização de ações criativas que promovam a cultura da bike partindo dos próprios cidadãos. O movimento é horizontal, não possui líderes ou entidades coordenadoras, e servirá apenas como plataforma para centralizar e divulgar as ações por meio de um mapa colaborativo.

O objetivo é que os moradores presenteiem suas cidades. E aí vale tudo, qualquer expressão artística no espaço público, desde que feita com respeito e autorização dos órgãos competentes, caso necessário.

Criado em Medellín, na Colômbia, o projeto Bicis por la Vida recebeu o prêmio Cycling Visionaries de 2013, durante o Velo City, principal congresso de ciclomobilidade do mundo, realizado entre 11 e 14 de junho em Viena, na Áustria.

E quais são ações propostas pelo movimento?


  • Convidar as pessoas para um passeio de bicicleta;
  • Participar de manifestações artísticas nas ruas da cidade: desenhar “linhas de vida” nas ruas, pintar ciclovias e ciclofaixas cidadãs, símbolos de prioridade ao ciclista ou murais relacionados ao assunto;
  • Ajudar a abrir e gerenciar espaços a serem usados nesse dia como percursos de lazer, para que as pessoas possam utilizar suas bicicletas, patins, patinetes, skates ou caminhar em segurança;
  • Qualquer ação criativa e coletiva que ajude a promover o uso das bicicletas como meio de transporte.
via: The City Fix Brasil.

07 setembro 2013

05 setembro 2013

Cuiabá para Pessoas - 2º Edição - Agosto/2013


Olá!!!

A semana do Evento Cuiabá para Pessoas - 2º edição, agosto/2013, devo dizer, que foi incrivelmente fantástica, e além de me sentir honrada em participar ativamente do começo ao fim do evento, fazendo parte deste time “Cuiabá para Pessoas” e organizando a Bicicletada especial do mês de agosto, juntamente com a parceria do meus amigos Abílio, Samantha, Ozeko e Silvio Furtado e todos que ajudaram mesmo que indiretamente. 

Na noite da “Bicicletada” dia 30 sexta-feira última do mês, participou conosco nosso convidado especial Ricardo Tchê Correa, Arquiteto Urbanista de São Paulo, sócio-fundador e coordenador geral da TC Urbes e ciclista que utiliza a bicicleta como modo de transporte, para conhecer a noite de uma “bicicletada” cuiabana atípica, onde diversos ciclistas e entusiastas pela bicicletas compareceram e encheram às ruas passando por ruas e patrimônios históricos como palácios, igrejas, casarões antigos que retomam ao século XIX, passamos também por bares inusitados cheios de pessoas alegres como por exemplo a Praça da Mandioca, onde as pessoas nos receberam com aplausos, acho que nunca viram tantas bicicletas em uma noite só :) 

Em seguida, subimos a Av. do CPA, e um mar de ciclistas não parava de subir a avenida, passamos ao meio da blitz da Polícia e percebemos as boas vindas e sorrisos, mesmo que discretos dos policiais, transmitindo total apoio à causa, no corredor da faixa da direita. Paramos em baixo do viaduto da avenida para fazer umas fotos interessantes e hora de reagrupar a turma. Em seguida, fomos ao rumo da Praça Ulisses Guimarães, e logo retornamos à Praça 8 de Abril. 

No dia 31, sábado, dia lindo para apresentar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ao nosso convidado Ricardo Corrêa, e a noite foi com grande satisfação ver uma moçada jovem em noite de sábado, todos ali, auditório cheio, e a convite dos organizadores do evento, apresentei o Movimento Massa Crítica de Cuiabá e o Grupo Ciclovia Já – Acorda Cuiabá e em seguida a palestra do Ricardo Corrêa sobre “Mobilidade Humana” trazendo novas discussões sobre a humanização das cidades e o que os profissionais da arquitetura, urbanismo, design e engenharia podem fazer para tornar os espaços públicos em projetos ousados. 

Simplesmente uma aula fabulosa!!!


Cuiabá para Pessoas - 2013